domingo, 1 de novembro de 2009

Minha Profissão de Fé



Consta que a existência do Homem no Planeta Terra tem mais de quatro bilhões de anos e observo que o Homem, espiritualmente, nada progrediu. Desde então , muitos deuses fizeram parte de sua crença até chegar a adotar um único Deus.e milhares de religiões.A visão dualista da Humanidade é que vivemos no mundo entre as forças do Bem e do Mal ,consideradas princípios absolutos e que se encontram em permanente e eterno confronto.

Na minha opinião, o Universo foi estruturado num único princípio, o do Amor. O Mal é criação do Homem, por isso não têm existência. Se tivesse, teríamos a governança de dois poderes. O Mal nada constroi e quando aplicado, só pode resultar em um Mal maior até destruir a si próprio, através da violência. Agora, o Amor, quando aplicado, resulta em mais e mais Amor que se fortalece infinitamente . Amor é o Verdadeiro Poder. O Mal é ignorância, é fraqueza, porque só cria a violência. Mas o que é violência? O Ser Humano não sabe o que é violência . Seu conhecimento não vai além daquelas tragédias que assiste diariamente pela televisão. Se o Homem não sabe o que é violência, também não poderá saber o que é Amor. Afinal onde está a Verdade ? A busca da Verdade afligiu durante a vida toda o filósofo René Descartes , que chegou a criar um método baseado na dúvida de tudo que existia no mundo e chegou à conclusão de que “ Se eu duvido é porque eu penso. Ora, se eu penso, logo existo”. E assim morreu o filósofo satisfeito em saber que existia , sem equacionar o dilema cruciante da Humanidade: “ qual é a razão da nossa existência.? “

Foi Jesus quem deu uma explicação simplista para o conhecimento da Verdade , razão da nossa existência, - “ amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos.” A explicação é tão simplista que até agora , ninguém aplicou porque as religiões ressaltam somente o Amor a Deus e sem aplicar o Amor também ao Ser Humano; na verdade, ninguém ama a Deus e nem ao Ser Humano, porque o Amor não exclui o outro. Por isso é que o mundo permanece em eterna violência.

Baseando-se na explicação de Jesus e usando a lógica de Descartes ao contrário, isto é , eu existo , logo eu penso, penso que violência é toda forma de miséria e de pobreza existente no mundo, é toda forma de preconceitos e ideologias como comunismo, capitalismo, nazismo, neoliberalismo, exploração religiosa em nome de Deus e exclusão social, porque todos os Sere Humanos contribuem com seu trabalho e conhecimento para a fabricação das utilidades existentes no mundo e têm direito de participar do banquete da vida.
Não sou dono da verdade e acho que minhas idéias, se consideradas bobagens, não prejudicarão ninguém, porque cientistas, filósofos, economistas e políticos também falam bobagens diariamente. Entretanto, se algumas de minhas idéias incomodá-lo neste blog contra a violência, por favor, queira contabilizá-las a débito da filosofia daquele filósofo anônimo ,que pichou em um muro de periferia : “ HERRAR É UMANO”.

Nenhum comentário: