sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CIDADE SDA SABEDORIA


A Cidade da Sabedoria surgiu da ideia de abrigar cidadãos aposentados acima de 60 anos, que poderão colocar o seu tempo , sua experiência e sua criatividade em benefício da Humanidade. A população será constituída de filósofos, médicos, cientistas, químicos, escritores, engenheiros e toda a gama de pessoas que fazem deste mundo um lugar habitável e agradável até à chegada da aposentadoria quando então, pelas circunstâncias da vida e do mercado de trabalho, são obrigadas a se afastar para dar lugar às novas gerações.

Essa situação é recebida como normal e aceitável pela Sociedade e caso não fosse assim, haveria um atrito entre as gerações de jovens e idosos, afinal o jovem precisa trabalhar e considera que o idoso já teve sua oportunidade e agora, é sua vez.
No fundo, bem no âmago de sua alma,de seu espírito, de sua mente, de sua psique, o idoso sabe que tem muito ainda para contribuir, mas é involuntariamente cerceado. Assim , o idoso finge entrar no clima da chamada “melhor idade”. Muitas coisas foram criadas para amenizar o impacto da aposentadoria: bailes da saudade, viagens e excursões , concurso da idosa ou do idoso mais charmoso. Na realidade as novas atividades do idoso, a princípio funciona até a descoberta de que tudo não passa de placebo, aí o idoso começa a ficar triste , perde a autoestima , começa a adoecer, porque lhe negaram o único remédio que lhe dá vida e alegria: a consciência de estar sendo útil à Sociedade.

O idoso poderia dar vazão a sua criatividade na Cidade da Sabedoria.
A construção da cidade seria realizada na forma cooperativista , com crédito governamental, de acordo com a orientação de inadimplência criada pelo autor deste blog em matéria anterior.. Sendo uma cidade autosuficiente, não haveria cobrança de impostos, porque o dinheiro arrecadado seria aplicado na própria cidade, em benefício de todos os seus moradores.

A Cidade da Sabedoria poderia ser construída de maneira circular, tendo no centro as moradias apropriadas para os idosos, livres de escadas e obstáculos e tangenciando esse círculo, a existência de bancos, super-mercados, farmácias, restaurantes, cartórios, hospitais, laboratórios para pesquisas, centros de convenções e transportes circulantes.

Os Governos e qualquer interessado poderiam encomendar pesquisas científicas, pareceres científicos, matérias jornalisticas. Os jovens poderiam frequentar a cidade para ser orientados em suas teses de doutorado. As idosas poderiam fazer e vender trabalhos de artesanato . Os serviços encomendados seriam cobrados e os serviços entre os cidadãos seriam cobrados simbolicamente, uma vez que as atividades entre os cidadãos seriam exercidas de maneira comunitária. ( Estas ideias são de domínio público. É permitido divulgá-las gratuitamente ,sem autorização do autor do blog, sob pena de o indiferente sofrer as consequências de sua própria omissão) . SP.

Nenhum comentário: